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5 Mitos do Emagrecimento

Mitos, Emagrecimento, Dicas

1.     Não comer carboidrato à noite
O carboidrato tornou-se o grande vilão de quem deseja perder peso e normalmente é o primeiro nutriente a ser cortado da dieta, principalmente no jantar. Porém, se consumidos na quantidade adequada, os alimentos fontes de carboidrato não geram ganho de peso.
À noite, a necessidade energética é menor, já que o organismo entra em repouso, por isso é preciso ter cuidado com a quantidade de carboidratos. Também é importante escolher carboidratos de boa qualidade (com baixo índice glicêmico), ou seja, aqueles que não causam picos de glicose no sangue e não geram estímulo para o acúmulo de gordura. Alguns exemplos são: batata-doce, mandioca, arroz integral, aveia e quinoa.

 2.     Consumir apenas proteína e salada nas refeições
Os carboidratos são necessários para a produção de energia no nosso organismo. A privação desse macronutriente pode acarretar sintomas como: falta de energia, mau humor, dor de cabeça, indisposição, entre outros. Por isso, mais importante que sua restrição, é saber escolher boas fontes de carboidratos, sempre priorizando as versões integrais, além de consumi-los com moderação.

      3.     Frutas podem ser consumidas à vontade
As frutas são fontes de vitaminas e sais minerais, mas apesar de serem consideradas saudáveis, devem ser ingeridas com moderação na dieta, pois são ricas em frutose, um tipo de carboidrato. Além disso, algumas frutas são mais calóricas que outras, como a jaca e o caqui. O ideal é consumir até 4 porções ao dia, de preferência acompanhadas com outros alimentos fontes de proteínas ou gorduras boas, como queijo branco ou castanhas, que reduzem a absorção de carboidratos. Outra dica é adicionar chia ou linhaça nas frutas, pois a presença de fibras também diminui a absorção de carboidrato.

      4.    As gorduras devem ser excluídas da dieta
Apesar de calóricas, as gorduras são extremamente necessárias para o nosso organismo e desempenham diversas funções importantes, como produção de hormônios e melhora da absorção de vitaminas, como vitaminas A, D, E e K. Por isso, boas fontes de gordura devem fazer parte da dieta, mas sem exageros. As melhores fontes são: azeite de oliva, oleaginosas (como macadâmia e castanhas) e óleo de peixe (fonte de ômega 3), entre outras.

     5.     Comidas light e diet ajudam a emagrecer
Para serem classificados como light, os produtos devem ter redução mínima de 25% de algum nutriente em sua composição, seja gordura, açúcar ou calorias. Já os produtos diet devem ter isenção de algum ingrediente, geralmente o açúcar, por exemplo. O grande problema é que esses alimentos podem ter maior concentração de gordura quando comparados às versões tradicionais, por isso nem sempre são opções saudáveis. O ideal é preferir produtos naturais ao invés de diet e light, inclusive já existem diversas opções de chocolate com alto teor de cacau, sem adição de açúcar e sem lactose, com baixo teor de gordura. Portanto, melhores alternativas quando comparadas ao chocolate diet.


*Texto: elaborado por Carolina Favaron, nutricionista da Natue, e revisado por Michele Prado.

4 comentários:

  1. Jaque adorei as dicas
    nossa essa de comer frutas a vontade é o maior erro kkkkk
    ai a pessoa se entope de frutas calóricas, lascou neh? rsrs

    bjos
    kammy
    Comer, Blogar, Amar

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    1. Oi Kammy.
      Ah! Que bom que gostou das dicas.
      Essa dica das frutas é um erro que a maioria comete.
      Bjus

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  2. Jaque vou ter que fazer o inverso né? Quero engordar, mas minha mãe fala que não engorda de ruindade kkkkk Magreza impera aqui kkkkkkk

    Beijos

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    1. Lucy, você tem sorte de ser magrinha e linda assim =)
      Bjus

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