Óleos funcionais: qual é a melhor alternativa para o emagrecimento? | QUEBREI A REGRA - Blog de moda, beleza, tendência e maquiagem.

Óleos funcionais: qual é a melhor alternativa para o emagrecimento?

Óleos funcionais: qual é a melhor alternativa para o emagrecimento?

Tachadas por muito tempo como inimigas da boa forma, as gorduras ganharam um novo papel quando o assunto é perda de peso. Graça a estudos recentes, esse nutriente tem conquistado cada vez mais espaço no cardápio daqueles que desejam eliminar uns quilinhos extra.

Ao contrário do que muitos imaginam, o consumo equilibrado dos óleos funcionais podem facilitar a lipólise - processo de queima de gordura do organismo. Não é à toa que os óleos funcionais ganham cada dia mais adeptos: extrato como o de coco, de cártamo e de linhaça são conhecidos como "gorduras boas" e entregam benefícios que vão muito além da silhueta.

Confira abaixo as propriedades e os benefícios de 3 óleos funcionais mais utilizados nas dietas:

  1. Óleo de linhaça: O grande diferencial desse óleo é sua abundância em ácido alfa-linoleico (ALA) que, quando metabolizado pelo organismo, se converte em Ômega 3 (um doa ácidos graxos fundamentais da dieta). Este composto é de extrema importância para o bom funcionamento do organismo, pois auxilia na redução dos processos inflamatórios. E você sabia que o acúmulo de gordura é um tipo de inflamação do tecido adiposo? Essa propriedade faz com que o óleo atue também como regulador do colesterol. Além disso, o óleo é rico em vitamina E e possui efeito termogênico, ajudando a turbinar o metabolismo.
  2. Óleo de coco: Esse óleo pode ser encontrado tanto na versão refinada quando na extra virgem. O óleo de coco é facilmente absorvido pelo corpo e, quando consumido adequadamente, contribui para a não formação dos temidos "pneuzinhos". Além disso, o tipo extra virgem é rapidamente convertido em energia no organismo e proporciona uma elevação do gasto calórico. Ele prolonga a sensação de estômago cheio e aumenta o HDL (o bom colesterol). 
  3.  Óleo de cártamo: O óleo de cártamo jé é considerado o queridinho das dietas fitness. Seu óleo é rico em ácidos graxos como o Ômega 6 e Ômega 9. O poder anti-inflamatório desse óleo pode melhorar, dentre outras coisas, o aspecto da pele e combater a celulite. Isso porque o cártamo é rico em vitamina E, um potente antioxidante. Além disso, pesquisas apontam que seu consumo é capaz de estimular a leptina (hormônio responsável pela saciedade) e a produção da adiponectina (um hormônio capaz de murchar as células de gordura e ainda reduzir o colesterol).

Qual é o melhor?


Óleos funcionais: qual é a melhor alternativa para o emagrecimento?

Com tantas particularidades é normal que surja a dúvida de qual deles é o melhor na hora de turbinar a dieta e, porque não, também a saúde. Para pessoas saudáveis que não tenham restrição com o consumo de gorduras, o aconselhável é fazer um rodízio entre esses 3 óleos para que todos os benefícios sejam atingidos. Já quem tem alguma restrição é aconselhável consumir conforme recomendação médica. 

Vale lembrar que os óleos, apesar de significativamente benéficos, não fazem milagres sozinhos. Não adiante tomar cápsulas ou abusar dos óleos para a gordura sumir. Estamos falando de alimentos ricos em gorduras que, quando consumidos em excesso, vão igualmente levar ao ganho de peso. Portante, não adiante incluir estes óleos na alimentação e continuar a comer alimentos ricos em gorduras ruim, como a trans e a hidrogenada.


7 comentários:

  1. mt interessante conhecer tds as boas funções desses oleos para nosso corpo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que gostou das dicas.
      Bjus

      Excluir
  2. sao tantas coisinhas que podemos fazer!

    ResponderExcluir
  3. Que interessante! Preciso incluir o óleo de coco na dieta. Ele é tão completo. E esse de linhaça me chamou muito a atenção.

    ResponderExcluir
  4. É muito bom saber que temos esses óleos com tantos benefícios ao nosso favor. Adorei as dicas.
    Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir

Faço questão de ler cada comentário por isso todos eles passam por moderação. Aguarde que logo o seu será aprovado e respondido. E obrigada por comentar, isso é muito importante para mim! =)

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *