15 de fevereiro de 2017
Óleos funcionais: qual é a melhor alternativa para o emagrecimento?

Tachadas por muito tempo como inimigas da boa forma, as gorduras ganharam um novo papel quando o assunto é perda de peso. Graça a estudos recentes, esse nutriente tem conquistado cada vez mais espaço no cardápio daqueles que desejam eliminar uns quilinhos extra.

Ao contrário do que muitos imaginam, o consumo equilibrado dos óleos funcionais podem facilitar a lipólise – processo de queima de gordura do organismo. Não é à toa que os óleos funcionais ganham cada dia mais adeptos: extrato como o de coco, de cártamo e de linhaça são conhecidos como “gorduras boas” e entregam benefícios que vão muito além da silhueta.

Confira abaixo as propriedades e os benefícios de 3 óleos funcionais mais utilizados nas dietas:

  1. Óleo de linhaça: O grande diferencial desse óleo é sua abundância em ácido alfa-linoleico (ALA) que, quando metabolizado pelo organismo, se converte em Ômega 3 (um doa ácidos graxos fundamentais da dieta). Este composto é de extrema importância para o bom funcionamento do organismo, pois auxilia na redução dos processos inflamatórios. E você sabia que o acúmulo de gordura é um tipo de inflamação do tecido adiposo? Essa propriedade faz com que o óleo atue também como regulador do colesterol. Além disso, o óleo é rico em vitamina E e possui efeito termogênico, ajudando a turbinar o metabolismo.
  2. Óleo de coco: Esse óleo pode ser encontrado tanto na versão refinada quando na extra virgem. O óleo de coco é facilmente absorvido pelo corpo e, quando consumido adequadamente, contribui para a não formação dos temidos “pneuzinhos”. Além disso, o tipo extra virgem é rapidamente convertido em energia no organismo e proporciona uma elevação do gasto calórico. Ele prolonga a sensação de estômago cheio e aumenta o HDL (o bom colesterol).
  3.  Óleo de cártamo: O óleo de cártamo jé é considerado o queridinho das dietas fitness. Seu óleo é rico em ácidos graxos como o Ômega 6 e Ômega 9. O poder anti-inflamatório desse óleo pode melhorar, dentre outras coisas, o aspecto da pele e combater a celulite. Isso porque o cártamo é rico em vitamina E, um potente antioxidante. Além disso, pesquisas apontam que seu consumo é capaz de estimular a leptina (hormônio responsável pela saciedade) e a produção da adiponectina (um hormônio capaz de murchar as células de gordura e ainda reduzir o colesterol).

Qual é o melhor?

Óleos funcionais: qual é a melhor alternativa para o emagrecimento?
Com tantas particularidades é normal que surja a dúvida de qual deles é o melhor na hora de turbinar a dieta e, porque não, também a saúde. Para pessoas saudáveis que não tenham restrição com o consumo de gorduras, o aconselhável é fazer um rodízio entre esses 3 óleos para que todos os benefícios sejam atingidos. Já quem tem alguma restrição é aconselhável consumir conforme recomendação médica.
Vale lembrar que os óleos, apesar de significativamente benéficos, não fazem milagres sozinhos. Não adiante tomar cápsulas ou abusar dos óleos para a gordura sumir. Estamos falando de alimentos ricos em gorduras que, quando consumidos em excesso, vão igualmente levar ao ganho de peso. Portante, não adiante incluir estes óleos na alimentação e continuar a comer alimentos ricos em gorduras ruim, como a trans e a hidrogenada.
Compartilhe
Comentário7

  • Goji Berry e Definitivo, os suplementos da Centro Natural
  • Crocantíssimo relança Sabores de Boteco
  • Conheça as cápsulas de Ômega 3 da Apis Vida
  • Cinco bons motivos para comer chocolate todos os dias
  • Deixe um comentário

    7 Comentários em "Óleos funcionais: qual é a melhor alternativa para o emagrecimento?"

    avatar
    .lívia.

    mt interessante conhecer tds as boas funções desses oleos para nosso corpo

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Quebrei A Regra

    Fico feliz em saber que gostou das dicas.
    Bjus

    Nina Moura

    sao tantas coisinhas que podemos fazer!

    Quebrei A Regra

    Verdade!
    Bjus

    Glamourosas de Rosa

    Que interessante! Preciso incluir o óleo de coco na dieta. Ele é tão completo. E esse de linhaça me chamou muito a atenção.

    Quebrei A Regra

    O óleo de coco é o meu favorito!
    Bjus

    Baú das Resenhas

    É muito bom saber que temos esses óleos com tantos benefícios ao nosso favor. Adorei as dicas.
    Beijos

    http://www.baudasresenhas.com.br

    wpDiscuz