6 de setembro de 2017

Noite vs Dia: rotina de cuidado diário com a pele

Um dos desejos que toda mulher tem em comum é conseguir manter uma pele macia e lisinha, com aparência radiante, sem cravos, espinhas, manchas nem marcas de expressão. Mesmo com o passar do tempo, é possível sim ter uma pele saudável e bonita, mas para isso alguns cuidados devem ser tomados desde cedo.

Entretanto, nunca é tarde para começar! Ao aderir a uma rotina de cuidados diários, em pouco tempo você já consegue notar a diferença! Então resolvi trazer algumas dicas de como incluir a pele no seu ritual matinal e noturno de beleza. Isso porque, de acordo com o período do dia, sua pele tem necessidades diferentes e deve ser tratada de acordo. Confira!

Primeiro passo para uma pele macia e saudável: conhecimento

Como existem diversos tipos de pele – desde oleosa a seca, mista ou normal – uma coisa que funciona para alguns, pode não ser a melhor opção para outros.

A primeira coisa a ser feita é então identificar o seu tipo de pele. Se as peles mais sensíveis demandam cuidados específicos e redobrados, como evitar água quente, usar produtos hipoalergênicos e água termal para hidratar, uma pele seca exige produtos super-hidratantes – o que deve passar longe das oleosas, cuja preferência deve ser por um hidratante leve e matificante, que colabora para o fechamento dos poros.

Tendo isso em mente, o próximo passo para uma pele macia e lisa é saber a ordem das coisas. Sim, há um passo a passo que deve ser seguido diariamente, então se você é daquelas que levantam 10 minutos antes de sair de casa, adicione mais um tempinho extra para cuidar da pele, vai valer a pena, pode apostar!

Rotina matinal: o que fazer antes de sair de casa

De dia, logo depois de acordar, a preocupação com a pele já deve estar presente. É neste período que ela mais irá sofrer com os agentes externos do ambiente, como poluição, raios solares, sujeira, e ficará mais exposta a ação de bactérias, maquiagem, sofrerá com a produção de óleo excessiva dentre outros. Todos esses fatores são responsáveis por danificar a pele e agilizar seu envelhecimento, por isso é preciso criar uma barreira forte, para minimizar os danos.

A seguir uma lista do que deve ser feito de dia, em ordem, para facilitar.

  1. Limpe: lave o rosto com um gel de limpeza suave, para remover os produtos utilizados na noite anterior e a oleosidade liberada durante o sono. Enxágue com água fria.
  2. Tonifique: aplique um tonificante sem álcool para remover qualquer resíduo da limpeza, refrescar a pele e restaurar seu pH natural.
  3. Hidrate: utilize um hidratante voltado para o seu tipo de pele para nutrir as células. Se tiver um creme específico para a região dos olhos ou um produto anti-idade, aplique-os antes e deixe secar.
  4. Proteja: por fim, antes de ir para a maquiagem, não se esqueça do protetor solar. Mesmo que não esteja sol, esse item deve ser usado diariamente, pelo menos um com fator de proteção 30, em todas as áreas do corpo expostas. Ele é tão ou até mais eficiente que um creme antirugas! Para quem possui a pele muito oleosa, o filtro solar pode ser usado no lugar do creme diurno.

Noite vs Dia: rotina de cuidado diário com a pele

Rotina noturna: o que fazer antes de ir para a cama

Antes de dormir, alguns passos devem ser repetidos, o que muda são alguns detalhes. Os produtos também podem variar, podendo ser escolhidas as versões específicas para noite. Este é o momento em que a pele irá descansar e se reparar de todo o estresse sofrido durante o dia. Agora o foco é hidratar e nutrir as células da pele, então, para isso, siga os passos a seguir.

  1. Limpe: novamente utilize uma loção suave e certa para seu tipo de pele para remover a maquiagem, sujeira, óleo e bactérias.
  2. Esfolie: este passo deve ser feito apenas uma ou duas vezes na semana. A esfoliação serve para retirar as células mortas e abrir espaço para as camadas novas, além de tornar a pele mais regular e preparada para receber e absorver os produtos cosméticos que seguirão.
  3. Tonifique: assim como de manhã, aplique um tonificante para balancear o pH da pele.
  4. Repare: agora é a hora de aplicar os produtos com uma maior concentração de componentes ativos, que irão fazer todo o trabalho durante suas horas de sono. Para nutrir e reparar as células, utilize um sérum antienvelhecimento especial para a noite em todo o rosto, pescoço e colo. Aqueles com retinol na fórmula são ideais, pois estimulam a produção de colágeno, responsável pela firmeza da pele. Outros produtos que tratam áreas específicas como os olhos, ou para objetivos delimitados como clarear, também devem ser aplicados neste momento.
  5. Hidrate: para uma pele macia e jovem, esse passo é essencial. Novamente, escolha o hidratante noturno que mais se adapta a seu tipo de pele, apenas para nutrir e formar uma barreira de proteção, e não deixá-la oleosa. Para uma hidratação mais profunda, é possível utilizar máscaras uma vez por semana (em dias diferentes da esfoliação).

Claro que tudo isso deve ser aliado à um estilo de vida saudável e bons hábitos, como uma boa alimentação, ingestão de bastante água, suplementos, evitar fumar, além do uso dos produtos e da limpeza. O importante é incluir esses cuidados no seu dia a dia, assim como outras atividades corriqueiras como tomar banho e escovar os dentes.

Sua dedicação e esforços diários com certeza resultarão em uma pele macia, mais jovem e radiante, sem a necessidade de gastar muito com mil produtos caríssimos e correr o risco deles não funcionarem como esperado se a rotina correta não for seguida.

Compartilhe
Comentário18

  • Tutorial: Maquiagem para o Ano Novo
  • Refrigerante causa celulite?
  • Dor no pé: 5 dicas para usar salto sem sofrer + truque infalível Dor no pé: 5 dicas para usar salto sem sofrer + truque infalível
  • 5 maquiagens da Quem Disse, Berenice? que você precisa ter!
  • Deixe um comentário

    18 Comentários em "Noite vs Dia: rotina de cuidado diário com a pele"

    avatar
    Lucimar da Silva Moreira

    Jaqueline você deu dicas bastante preciosas para as mulheres, realmente todas nós queremos ter uma pele macia e lisinha. E cuidar da pele na rotina matinal e noturna é essencial, todos os cuidados são super válidos. Gostei muito de saber das dicas, bjs.

    Wemerson Roberto

    Amei as dicas. Não uso make kkk mas, vc soube explicar cada detalhe e cada passo. Parabéns e sucesso!!

    Di Monteiro

    Olha, para te ser bem sincera,meu cuidado à noite tem sido somente óleo de coco por ter pele seca e tem sido muito bom , além de ajudar muito com as ruguinhas que estão aparecendo rsrs. Esfoliação 1 vez por semana. E pela manhã, saio sempre na pressa, lavo o rosto e filtro solar. Sempre! Mas tonificar, não lembro meeeeesmo! E sei que é super importante. Preciso me organizar melhor rsrs

    Bjs!

    Thayná do Prado Simão

    Durante o dia sigo certinho isso, mas a noite confesso que me bate uma preguicinha, que acabo apenas retirando a maquiagem, hahaha

    Beijos

    Tais Burigo
    Tais Burigo

    Oi tudo bem?
    Confesso que sou um pouco “relaxada” com esse negocio de limpar a pele e tal sempre fico com preguiça hahaha mas adorei suas dicas e vou tentar colocar na minha rotina.

    Beijos

    Joana D\'arc
    Joana D\'arc

    Oi!!
    Suas dicas são otimas 😀
    Cuidar da pele é super importante, eu tenho melasma e tenho que ter alguns cuidados com a pele.
    Bjo

    Polyana Rech

    Cuidados super essenciais para uma pele saudável ♡ confesso que ainda peco muito no quesito proteção. Até o momento, todos os protetores solares que testei deixam minha pele tão oleosa, que dá pra fritar um frango! Hahaha
    A única parte pra mim que não foi útil (mas muito importante pra quem usa) foi a parte da make. No dia a dia, não tenho o hábito de usar. Mas tomo esses cuidados nos findes quando resolvo usar algo hehehe beijos e grata pelas dicas!

    Adriane Melo
    Adriane Melo

    Adorei essas dicas!
    Não sabia que deveria usar o tônico facial a noite tbm, normalmente só uso de manhã.

    Tempo Integral

    Adorei as recomendações! Algumas dicas essas eu preciso seguir. Quem sabe não melhoro a minha pele (está precisando)? Abraços e uma ótima semana!

    Nayane MArtins

    Post maravilhoso! Já tenho muito cuidado com a pele, mais mesmo assim suas dicas me ajudaram. Amei…

    tamara siqueira

    A limpeza eh um passo muito importante.
    Tinha mania de dormir de maquiagem, por preguiça de tirar.
    Minha pele foi ficando horrenda, e minha irmã como dermatologista me deu um esporro, claro.
    Hoje não durmo mais com 1g de maquiagem sequer e faço alguns dos passos que vc falou, como hidratar e protetor solar. Eh super importante!
    Beijos

    Renata

    Antes eu não tinha tantos cuidados com minha pele, mas acordei antes que fosse tarde e agora faço tudo certinho! Eu as vezes só esqueço de tirar a make antes de dormir kkkk

    Erika Monteiro

    Oi Jaque, tudo bem? Essas dicas são muito importantes. Ainda mais para pessoas esquecidas como eu #risos As vezes esqueço hidratante, outras esqueço o esfoliante… Mas estou tentando melhorar meus hábitos. Beijos, Érika =^.^=

    shir matos

    Estou tendo mais cuidado com a minha pele pela manhã, passo raramente o protetor solar e isso é horrível. Tenho que mudar esse hábito. Ótimas dicas

    wpDiscuz