29 de novembro de 2017

SOS Oleosidade: como evitar e cuidar de pele e cabelo oleosos

Com a chegada do verão começam também as preocupações decorrentes das altas temperaturas, e você mulher, especialmente se sofre com oleosidade, sabe muito bem do que estou falando. Aquele cabelo que começa a ficar oleoso logo depois de lavar e a pele super brilhosa, não é?

Mas não precisa se desesperar, é possível controlar esse problema! Adotar alguns cuidados básicos como limpar a pele pelo menos duas vezes ao dia e usar shampoo específico para o seu tipo de cabelo ajudam a prevenir um pouco a oleosidade, mas em alguns casos só isso não basta e você terá que apelar para tratamentos mais complexos e uma rotina de cuidados bem definida.

Cabelos oleosos: as principais causas

No verão os cabelos são uma das principais vítimas das altas temperaturas, nos primeiros sinais de calor a gente automaticamente já faz um coque e assim fica por um bom tempo, prejudicando a ventilação dos fios e, consequentemente, deixando-os mais oleosos.

Se você é daquelas que adora ficar passando a mão nos cabelos é bom começar a repensar seus hábitos, além de transferir toda a sujeira acomulada nas mãos você também irá transferir toda a oleosidade dela para os fios. E esqueça aquele cafuné! Massagear o couro cabeludo incentiva o organismo a produzir mais óleo.

SOS Oleosidade: como evitar e cuidar de pele e cabelo oleosos

Em dias mais quentes também é normal tomarmos mais de dois banhos e, mesmo durante o verão, algumas pessoas não abrem mão daquela ducha quente. Entretanto, a água em alta temperatura remove a oleosidade natural do couro cabeludo, fazendo com que seu corpo produza um excesso de óleo para repor o que foi perdido, deixando seu cabelo ainda mais oleoso.

Algumas mulheres também jamais deixam de lado aquela hidratação capilar corriqueira. Hidratar as madeixas é sempre bom, desde que feito da maneira correta e com frequência apropriada para seu tipo de cabelo. Para quem tem um mais oleoso, é bom evitar passar hidratantes sem enxágue no couro cabeludo, e sempre procure aplicar apenas da metade dos fios para baixo.

Cabelos oleosos: prevenção

Prevenir a oleosidade dos cabelos não requer altos investimentos, basta utilizar os produtos certos e, principalmente, do jeito certo! Lave o seu cabelo em dias intercalados utilizando um shampoo específico com pH neutro para cabelos oleoso e evite água muito quente. Ficar muitos dias sem lavar a cabeça ou utilizar shampoo a seco em excesso ressecam os seus cabelos, o que além de ocasionar a quebra dos fios, estimulará seu organismo a produzir mais óleo.

Outro procedimento indispensável para quem sofre com a oleosidade capilar é a esfoliação do couro cabeludo, que além de remover toda a sujeira acumulada, também absorve a oleosidade e reequilibra o pH dos fios. A esfoliação também trará uma ótima sensação de limpeza e, de quebra, estimulará o crescimento do cabelo.

Existem no mercado diversos produtos específicos para a esfoliação capilar, mas se você ainda estiver com dúvidas, se informe sobre o procedimento no salão ou pergunte ao seu cabeleireiro de confiança.

Cuidados com a pele oleosa

SOS Oleosidade: como evitar e cuidar de pele e cabelo oleosos

Uma pele oleosa é consequência da intensa atividade das glândulas sebáceas; em alguns casos é só uma herança genética ou problema hormonal, mas em outros é consequência de uma má alimentação, exposição ao sol em excesso e sem a devida proteção, ou uso incorreto de cosméticos. Em todos os casos o resultado é o mesmo, aquela pele brilhante e o aparecimento de acnes.

A primeira coisa que você deve fazer é criar uma rotina de cuidados diária, então sempre ao levantar repita os mesmos procedimentos como limpar a pele usando um sabonete neutro e água fria (no máximo morna). Depois tonifique com um tônico próprio ou soro fisiológico, que equilibra o pH e remove impurezas e por fim hidrate e aplique um protetor solar especial para seu tipo de pele.

Muitas mulheres com a pele oleosa pulam o passo da hidratação achando que isso deixará a pele ainda mais oleosa, no entanto é a mesma lógica do que acontece com os cabelos: quanto mais você tenta deixar a pele seca, mais seu organismo tentará restaurar seus níveis de umidade, produzindo assim mais sebo. Então a hidratação deve ser diária, mas feita com um creme mais leve, que não contenha óleo na composição e, de preferência, em consistência de gel.

A esfoliação facial, assim como a capilar, também tem um papel muito importante para controlar a oleosidade da pele. Ela serve para remover as células mortas e limpar profundamente os poros, aliviando a acne e deixando a pele renovada e macia. Procure fazer esse procedimento uma vez por semana e antes da hidratação.

Tratamentos para a pele

SOS Oleosidade: como evitar e cuidar de pele e cabelo oleosos

O mercado de estética hoje oferece centenas de produtos e tratamentos destinados às pessoas que sofrem com pele oleosa, os principais são:

  • Laser: feito em clínicas especializadas, o procedimento consiste em um raio laser que é direcionado ao local escolhido e destrói bactérias e sebo a partir de diferentes tecnologias disponíveis no mercado. Quem optar por isso deve evitar tomar sol no período do tratamento.
  • Máscara de argila: quando aplicada no rosto limpa profundamente a pele retirando o excesso de gordura dos poros, o que diminui a sua dilatação.
  • Primer: deve ser aplicado antes de qualquer maquiagem, ele controla o excesso de brilho e, quando incolor, se adapta a qualquer tom de pele.
  • Loção tônica ou água micelar: muito utilizadas para a remover o excesso de oleosidade além de prevenir acnes.

Além disso, há toda uma gama de cosméticos próprios destinados às pessoas com pele oleosa, como protetor solar, hidratantes, esfoliantes e até maquiagem.

Os produtos e tratamentos variam de acordo com o seu bolso e a gravidade do seu problema, alguns podem ser feitos em casa, porém em casos mais graves devem ser realizados em clínicas especializadas. Apenas lembre-se consultar um profissional da área antes de começar qualquer tratamento estético.

Compartilhe
Comentário8

  • Como chegar arrasando no verão: cuidados e preparação da pele Como chegar arrasando no verão: cuidados e preparação da pele
  • Receita de creme caseiro para as mãos
  • Kit de Pincéis Básicos de Maquiagem EcoTools
  • Para inspirar: maquiagem para formatura
  • Deixe um comentário

    8 Comentários em "SOS Oleosidade: como evitar e cuidar de pele e cabelo oleosos"

    avatar
    Lívia+Madeira

    nossa, eu que tenho a pele e o cabelo super oleoso com certeza to precisando aplicar algumas dessas suas dicas preciosas

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Gigi
    Gigi

    Pior que, muitas vezes, nem fazendo tudo isso resolve!! Pele/cabelo oleoso é um saquinhho! kkkkk

    Bjukas!
    Unhas&Tudo ♥

    Jeane Carneiro

    Tenho a pele e cabelo oleosos.
    Sigo a risca os cuidados com a pele oleosa, só uso produtos pra pele oleosa.
    Boas dicas, bjão.

    Erica Oliveira
    Erica Oliveira

    Ótimas dicas, eu tenho pele e cabelo oleosos e sofro demais no verão, acho que por isso prefiro o inverno rs mas as dicas que vc deu são maravilhosas, a maioria eu sigo a risca, só o banho quente que ainda não consegui abrir mão

    wpDiscuz